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Nossa visão

Nossa visão - Ser uma grande igreja fiel a Deus e a Bíblia, relevante ao seu contexto urbano ecomprometida com a evangelização das pessoas.Nossa missãoBuscar a glória de Deus, por meio da adoração racional, evangelização de pessoas,comunhão, ação social e crescimento espiritual dos seus membros.

Eis A identidade presbiteriana

A “identidade presbiteriana” é bastante citada no contexto presbiteriano, mas é quase um jargão não muito bem definido. Por conta desta indefinição foi que resolvi escrever algumas linhas sobre o assunto, algo sintético mesmo. Alisto abaixo o que é distintivo em nosso sistema e, na sequência, a explicação de cada um dos pontos: - Governo: Representativo
- Ofícios: Presbíteros (docentes e regentes) e Diáconos
- Regra de Fé e Prática: Bíblia
- Teologia: Reformada, Aliancista
- Subscrição: Confissão de Fé, Catecismos Maior e Breve de Westminster
- Culto: Princípio Regulador do Culto (só o que é prescrito na Bíblia é permitido) Dons espetaculares: Cessacionista
- Ceia: Presença Espiritual de Cristo
- Batismo: Aspersionista e Pedobatista

Manual Presbiteriano

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, nós, legíti-mos representantes da Igreja Cristã Presbiteriana do Brasil, reu-nidos em Supremo Concílio, no ano de 1950, com poderes parareforma da Constituição, investidos de toda autoridade para cum-prir as resoluções da legislatura de 1946, depositando toda nos-sa confiança na bênção do Deus Altíssimo e tendo em vista apromoção da paz, disciplina, unidade e edificação do povo deCristo, elaboramos, decretamos e promulgamos para glória deDeus a seguinte:

Breve Catecismo de Westminster

Pergunta 1. Qual é o fim principal do homem?
R. O fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre.
Referências: Rm 11.36; 1Co 10.31; Sl 73.25-26; Is 43.7; Rm 14.7-8; Ef 1.5-6; Is 60.21;
61.3.
Pergunta 2. Que regra deu Deus para nos dirigir na maneira de o glorificar e
gozar?
R. A Palavra de Deus, que se acha nas Escrituras do Velho e do Novo Testamentos, é a
única regra para nos dirigir na maneira de o glorificar e gozar.
Ref. Lc 24.27, 44; 2Pe 3.2, 15-16; 2Tm 3.15-17; Lc 16.29-31; Gl 1.8-9; Jo 15.10-11; Is
8.20; Hb 1:1 comparado com Lc 1.1-4 e Jo 20.30-31.

Catecismo Maior de Westminster

1. Qual é o fim supremo e principal do homem?
O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre.
Rm 11.36; 1Co 10.31; Sl 73.24-26; Jo 17.22-24.
2. Donde se infere que há um Deus?
A própria luz da natureza no espírito do homem e as obras de Deus claramente
manifestam que existe um Deus; porém só a sua Palavra e o seu Espírito o
revelam de um modo suficiente e eficazmente aos homens para a sua salvação.
Rm 1.19-20; 1Co 2.9-10: 2Tm 3.15-17.
3. Que é a Palavra de Deus?
As Escrituras Sagradas, o Velho e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus, a
única regra de fé e prática.
2Tm 3.16; 2Pe 1.19, 21; Is 8.20; Lc 16.29, 31; Gl 1.8-9.

A confissão de Fé de Westminster

Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência manifestam de tal modo a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, que os homens sejam inescusáveis, todavia não são suficientes para dar aquele conhecimento de Deus e de sua vontade, necessário à salvação; por isso agradou ao Senhor, em diversos tempos e diferentes modos, revelar-se e declarar à sua Igreja aquela sua vontade; e depois, para melhor preservação e propagação da verdade, para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e contra a maldade de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazê-la escrever toda. Isto torna as Escrituras Sagradas indispensável, tendo cessado aqueles antigos modos de Deus revelar a sua vontade ao seu povo.

O Sinodo de Dort

Os famosos cinco pontos do Calvinismo foram propostos originalmente por JoãoCalvino, o grande reformador francês, certo? Errado. Se você pudesse voltar notempo e perguntasse a Calvino quais são os 5 pontos, ele não teria a menor chancede acertar. Afinal os 5 pontos foram estabelecidos mais de 50 anos após sua morte.E isso não ocorreu em Genebra, nem na França, e sim na Holanda. E é para lá quetemos que voltar nossa atenção, mais precisamente para a cidade de Dordrecht.

João Calvino e “Os Cinco Pontos do Calvinismo”

muito comum se ouvir falar sobre “Os Cinco Pontos do Calvinismo”. Eu mesmo,quando me tornei aluno da classe de catecúmenos, com a finalidade de ser membroda Igreja Presbiteriana do Brasil, lembro-me de ouvir por várias vezes falar sobre esseassunto. Contudo, meu raciocínio não era outro, senão, o de achar que o autor destespontos era de fato o próprio reformador do século XVI: João Calvino. Mas somente noSeminário pude ter um contato mais próximo com obras literárias que falavam sobre oassunto, e, desta forma, creio ter sido esclarecido sobre o que realmente vem a ser“Os Cinco Pontos do Calvinismo”.

As 95 Teses de Martinho Lutero

Em 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta dacapela de Wittemberg 95 teses que gostaria de discutir com osteólogos católicos, as quais versavam principalmente sobrepenitência, indulgências e a salvação pela fé. O evento marca oinício da Reforma Protestante, de onde posteriormente veio aIgreja Presbiteriana, e representa um marco e um ponto departida para a recuperação das sãs doutrinas.

Credo Apostólico

O Credo Apostólico, o mais conhecido dos credos, é atribuído pelatradição aos doze apóstolos.[1] Mas os estudiosos acreditam que ele sedesenvolveu a partir de pequenas confissões batismais empregadas nasigrejas dos primeiros séculos. Embora os seus artigos sejam de origembem antiga, acredita-se atualmente que o credo apostólico só alcançousua forma definitiva por volta do sexto século,[2] quando sãoencontrados registros do seu emprego na liturgia oficial da igrejaocidental. De um modo ou de outro, parece evidente sua conexão comoutros credos antigos menores; como os seguintes:

Credo Niceno

O Credo Niceno deriva-se do credo de Nicéia (composto pelo Concílio de Nicéia(325 AD), com pequenas modificações efetuadas pelo Concílio de Calcedônia(451 AD) e pelo Concílio de Toledo (Espanha, 589 AD). Este credo expressamais precisamente a doutrina da Trindade, contra o arianismo. [1] Eis o texto doCredo de Nicéia, conforme aceito por católicos e protestantes:

Credo Atanásio

O Credo de Atanásio, subscrito pelos três principais ramos da Igreja Cristã, égeralmente atribuído a Atanásio, Bispo de Alexandria (século IV), mas estudiosos doassunto conferem a ele data posterior (século V). Sua forma final teria sido alcançadaapenas no século VIII. O texto grego mais antigo deste credo provém de um sermão deCesário, no início do século VI.O credo de Atanasio, com quarenta artigos, é um tanto longo para um credo, mas éconsiderado “um majestoso e único monumento da fé imutável de toda a igrejaquanto aos grandes mistérios da divindade, da Trindade de pessoas em um só Deus eda dualidade de naturezas de um único Cristo.” [1]

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