Missões

"E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. " Marcos 16:15


4 razões do porque as igrejas devem orar por missões


A missão de promover o evangelho é a grande obra da igreja, e a oração é o motor que a move. Um dos maiores recursos que a igreja tem para promover o evangelho é a capacidade de se apresentar a Deus em oração e pedir o que já está em seu coração – o crescimento de seu reino no mundo.

James Fraser (1886-1938), missionário ao povo Lisu, na China, disse certa vez: “Eu costumava pensar que oração deveria ter o primeiro lugar e o ensino o segundo. Agora eu sinto que seria mais verdadeiro dar à oração o primeiro, segundo e terceiro lugar e ao ensino o quarto”.

Fraser dedicou a sua vida ao ensino e tradução das Escrituras até falecer de malária cerebral aos 52 anos, em Baoshan, Yunnan, China. A sua dedicação para com as Escrituras nunca foi questionada. Ele reconheceu a absoluta necessidade da oração no esforço missionário. Com isso em mente, aqui estão quatro razões do porque igrejas devem orar por missões.


1. Jesus ensinou seus discípulos como orar por missões e os moldou enquanto os treinava.

No início do treinamento dos discípulos, Jesus ensinou a eles como orar (Mateus 6:9-13). Mais tarde, depois de enfrentar os desafios do ministério, eles voltaram a Jesus para pedir a ele para ensiná-los como orar. Ele os trouxe de volta a mesma oração, onde quem ora suplica, “venha o Teu Reino” (Lucas 11:2)

Depois, Jesus iria exemplificar que as batalhas espirituais para alcançar a missão só seriam ganhas pela fé através da oração, assim como ele clamou “seja feita a tua vontade” no Jardim do Getsêmani (Lucas 22:42).

Antes de Jesus enviar os doze ou os setenta e dois, ele apontou os seus rostos para o céu em oração e transformou os corações dos discípulos em trabalhadores. Portanto, quando nós iniciamos igrejas, antes do envolvimento da comunidade acontecer, nós devemos banhar a comunidade em oração. A igreja nunca deve perder de vista que, para treinar discípulos, orar é o primeiro passo para levar o evangelho para o campo missionário.


2. A oração move o coração da igreja em direção ao coração de Deus para a sua missão.

Quando Jesus enviou os discípulos para todos os lugares em que ele mesmo tinha planejado visitar em Lucas 10, ele falou para eles orarem para que Deus enviassem trabalhadores para a seara. Então ele disse “Ide! Eis que vos envio” (Lucas 10:3) em resposta as suas próprias orações.

Minha esposa e eu fazíamos parte de uma plantação de igreja em que a oração era uma parte intencional da fundação. Uma igreja onde homens se reúnem semanalmente para orar de manhã cedo ou por toda a noite não era tão incomum. Nesses tempos, Deus fez algo extraordinário, mais poderoso que qualquer experiência de reunião de pequeno grupo ou culto público. Foi lá que Deus moldou os nossos corações para o mundo. Daquele grupo, missionários foram enviados, plantadores de igrejas nasceram e o coração da igreja foi moldado para o reino.

Anos depois, quando nós começamos uma igreja em uma vizinhança diferente, nós enviamos o time de plantadores para orar. Nós chamamos isso de “trabalho de base”. Ele começou com caminhadas de oração por alguns meses, então nós fomos de porta em porta, orando com as pessoas pelas necessidades da vizinhança e suas famílias. Foi uma bela forma para uma igreja abençoar uma comunidade. Nós fomos capazes de demosntrar o coração de Deus para as pessoas orando por suas preocupações. Pouquíssimas pessoas fechavam a porta para a oração.


3. A oração abre as portas do mundo para o evangelho avançar.

Em Colossenses 4:3-4, Paulo questiona a igreja, “Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo”. Oração abre oportunidades para que o evangelho seja compartilhado onde antes parecia fechado.

Na oração, o impossível se torna prático. Assim como Pedro estava preso em Atos 12, a igreja estava orando e Deus libertou Pedro, abrindo o portão de ferro que levava à cidade. (Atos 12:10). Nessa experiência, Pedro percebeu que, enquanto a igreja orasse, nada impediria o reino de Deus de avançar.

É a oração que nos ajuda a conectar com pessoas que estão abertas ao evangelho. É a oração que nos leva ao lugar certo na hora certa para tomar os passos que apenas Deus poderia orquestrar. A oração conecta a igreja com a ação de Deus, que empodera o seu povo para propagar a mensagem do seu reino.


4. A oração empodera a mensagem daqueles que estão compartilhando o evangelho de forma clara e sem medo.

Sem oração, o medo vai comandar os corações daqueles que compartilham o evangelho. Paulo sabia da sua necessidade por coragem para proclamar o evangelho. Em Efésios 6:19- 20, Paulo pergunta a igreja, “para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo”.

Paulo enfrentou sua intimidade e venceu seus medos através de orações da igreja. Através da oração comunitária nós percebemos que ninguém está sozinho, e nós fortalecemos juntos através do poder do Espírito Santo. Quando a igreja ora, o Espírito Santo aumenta o fervor espiritual do corpo que atinge todas as suas partes.

É imperativo que a igreja ore e se engaje no trabalho espiritual do avanço do reino. Quando a igreja ora, os cristãos começam a ter um vislumbre mais claro da missão. É pela oração que as pessoas de Deus se aproximam do coração de Deus para o mundo. É pela oração que os medos de compartilhar o evangelho são derrotados. Missões se movem na onda da oração. Que nós sejamos uma igreja que se levanta caindo de joelhos a fim de avançar o reino de Deus em todas as nações.



Por: Jerry Conner. © International MIssion Board. Website: imb.org.

expand_less